2023-06-20
As coberturas compostas por cascas finas de betão armado são soluções estruturais que permitem cobrir grandes áreas, vencendo vãos de dimensões consideráveis. Esta tipologia estrutural está normalmente associada a obras emblemáticas, não só pela sua dimensão, mas também pelo facto de permitir geometrias quase orgânicas, surpreendentes do ponto de vista arquitetónico, vencendo vãos com espessuras muito reduzidas. Foi com Heinz Isler e Félix Candela que nos anos 50 e 60 a utilização das cascas finas de betão armado mais se popularizou, mas desde então a sua construção tornou-se praticamente residual, sobretudo devido aos elevados custos relacionados com a cofragem e a mão de obra.
O projeto PRESHELL foi desenvolvido, combinando o conhecimento tecnológico avançado da SPRAL com o conhecimento científico de ponta do grupo de betão estrutural do CERIS (centro de investigação em Engenharia Civil classificado pela FCT com Excelente), com o objetivo de desenvolver uma solução revolucionária e economicamente competitiva que conduza ao ressurgimento das cascas finas de betão.
A equipa técnica da SPRAL, em conjunto com investigadores do IST, IPCoimbra e IPLeiria, LNEC, UC e UNL, desenvolveram: (i) um algoritmo de geração da forma através do cálculo do antifunicular do peso próprio recorrendo a uma análise geometricamente não linear baseada no método dos elementos finitos, (ii) uma organização da casca em módulos pré-fabricados de geometria variável, (iii) um sistema de ligação in-situ dos módulos com recurso a pré-esforço não aderente e sem recurso a cimbre; (iv) a análise do comportamento da casca sujeita a ações regulamentares, nomeadamente neve, vento e sismo, através de análises numéricas baseadas no método dos elementos finitos, validadas com ensaios experimentais, incluindo o ensaio de modelos reduzidos em túnel de vento e em mesa sísmica; (v) a formulação customizada de um betão de ultraelevado desempenho reforçado com fibras metálicas de forma a minimizar a espessura da casca sem recorrer à utilização de armaduras ordinárias.
O Webinar integra um conjunto de apresentações técnico-científicas que ilustram o trabalho desenvolvido nas atividades atrás referidas. Presentemente está em fase de produção um protótipo à escala real que será construído em Ílhavo para usufruto da população.