Responsáveis

SPRAL, Sociedade de Pré-Esforçados de Aveiro, Lda.

Nuno Almeida (NA), formado em gestão de empresas é administrador faz 17 anos do grupo empresarial Mário Almeida, donde se destacam diversas empresas ligadas ao sector da construção, entre elas a SPRAL. A sua relevante experiência como administrador no sector da construção são fundamentais para o desempenho da função de gestor e responsável máximo pelo projeto.

IST-UL, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Eduardo Júlio (EJ) é atualmente professor catedrático de estruturas de betão do DECivil. Entre outros, conta também com uma experiência muito significativa em projetos desta natureza, tendo sido o investigador responsável por mais de 20 projetos de investigação científica na área, financiados diretamente pela indústria, Agência de Inovação (AdI), Agência Nacional de Inovação (ANI), Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Por estes motivos assume as funções de coordenador científico do projeto.

António Costa (AC), professor associado, é investigador sénior na área do betão estrutural com mais de 30 anos de experiência. Tem-se especializado em questões de durabilidade e por isso é o responsável pela avaliação da durabilidade dos betões UHPC a desenvolver.

António Moret Rodrigues (AMR), professor associado, é investigador sénior com doutoramento e experiência de investigação na área da dinâmica de fluídos. A sua experiência neste domínio é muito importante para o desenrolar dos trabalhos da Atividade A2 relativa à avaliação experimental e numérica dos efeitos da ação do vento.

Ana Tomé (AT) é professora auxiliar e tem desenvolvido investigação pioneira muito relevante na área da arquitetura computacional. O seu contributo é indispensável nas questões relacionadas com o estudo do espaço e definição de programas funcionais para as cascas.

João Almeida (JA) é professor associado com agregação e tem desenvolvido toda a sua atividade de docente no grupo de estruturas de betão do DECivil. Os seus mais de 30 anos de experiência como investigador e projetista de estruturas de edifícios, obras de arte e estruturas especiais em betão estrutural, são muito relevantes em todas as fases do projeto, mas sobretudo para as questões relacionadas com pré-fabricação das cascas, em particular do desenvolvimento do sistema de pré-esforço. Face à sua experiência e competências transversais na área do betão estrutural, exerce também funções de consultor nas restantes atividades do projeto.

José Bogas (JB) é professor auxiliar na secção de construção e investigador dedicado às tecnologias do betão. A sua participação é muito importante em todo o decorrer das tarefas da atividade A3 relativas ao desenvolvimento e caracterização dos betões UHPC a desenvolver.

José Camara (JC) é professor associado com mais de 30 anos de experiência na docência, investigação e projeto de betão estrutural. Destacam-se o projeto de inúmeras estruturas pré-fabricadas suportadas por muita investigação experimental relevante nesta área. As suas competências e experiência são determinantes para o bom desenrolar das atividades relacionadas com a pré-fabricação das cascas.

José Silvestre (JS) é professor auxiliar e investigador dedicado às áreas da sustentabilidade e avaliação do ciclo de vida das construções, sendo atualmente Presidente da Comissão Técnica CT 171 “Sustentabilidade nos Edifícios” do IPQ. Tem experiência de participação em diversos projetos de investigação, sendo de destacar a participação em diversos projetos europeus de consórcios alargados. A sua experiência é por este motivo muito importante sendo também de realçar, em virtude da sua especialização, o contributo nas questões relacionadas com a avaliação da ecoeficiências dos betões a desenvolver.

Jónatas Valença (JVa) é investigador especialista em monitorização de estruturas com recurso à visão por computador e fotogrametria. Tem experiência e trabalho relevante publicado nesta área. É por isso responsável pelo controlo geométrico durante as fases de produção e assemblagem dos módulos in-situ.

Luís Guerreiro (LG) é professor associado e investigador com mais de 30 anos de experiência. As suas áreas de especialização são a dinâmica de estruturas e engenharia sísmica. As suas competências na área são determinantes para uma correta avaliação, numérica e experimental, dos efeitos da ação sísmica.

Maria da Glória Gomes (MG) é professora auxiliar e investigadora sénior especialista em física dos edifícios. Tem participado em diversos projetos de investigação aplicada e conduzido vários estudos sobre a avaliação do efeito do vento em edifícios, com componentes experimental e numérica. É a investigadora responsável pelos estudos correspondentes à avaliação dos efeitos da ação do vento a desenvolver no âmbito deste projeto.

Prof. Nuno Silvestre (NS) é professor catedrático no departamento de mecânica do IST e investigador sénior especialista, entre outros, nos domínios da análise e dimensionamento de estruturas de parede fina. As suas competências nesta área elegeram-no responsável pelas tarefas relacionadas com as análises de estabilidade.

FCT-UNL, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa

Eduardo Cavaco (EC), professor auxiliar e investigador com especialização na área da segurança e fiabilidade de estruturas de betão armado. As suas competências são importantes para a execução das tarefas T2.1 e T2.5. Tem também experiência relevante em coordenação de projetos e obras de estruturas especiais pelo que dará um auxílio importante ao Prof. Eduardo Júlio nas tarefas de coordenação, assumindo funções executivas.

FCT-UC, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra

Vítor Dias da Silva (VDS), professor associado no departamento de Engenharia Civil e investigador sénior com mais de 30 anos de experiência. Desenvolveu trabalho de investigação relevante em análises não lineares de membranas com vista à determinação da forma de cascas e barragens de abóbadas. Por este motivo e face à sua experiência é o responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento destas técnicas previstas no âmbito deste projeto.

João Gouveia (JG), professor auxiliar no departamento de Matemática, tem como principal área de investigação a otimização matemática teórica e aplicada mantendo ainda uma atividade científica relevante em geométrica combinatória e computacional, e tendo experiência em projetos industriais. A sua participação é importante nas tarefas relativas à definição da forma e sua modularização.

João Nogueira (JN), professor auxiliar no departamento de Matemática com área de investigação em geometria opologia. A sua participação é relevante para o estudo da A sua participação será importante nas tarefas relativas à definição da forma e sua modularização.

ISEC-IPC, Instituto Sup. de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra

Hugo Costa (HC), professor adjunto e investigador sénior, especialista no desenvolvimento, produção e caracterização de betões de características especiais. Tem participado em diversos projetos e publicado trabalho de investigação nesta área. Por este motivo, assume a responsabilidade pela execução das tarefas relativas ao desenvolvimento dos UHPC.

Paulo Maranha (PM), professor e investigador com mais de 30 anos de experiência na área das estruturas. Do seu currículo ímpar, entre outras, destaca-se a atividade de consultadoria prestada a várias empresas no sector da pré-fabricação de betão armado. Por este motivo e face à sua experiência é um elemento fundamental no desenvolvimento das tarefas da atividade A4 bem como será uma garantia da profícua cooperação entre a SPRAL e a equipa de investigação.

Ricardo do Carmo (RC), professor adjunto e investigador sénior especialista na análise experimental do comportamento do betão estrutural. A sua participação é relevante nos trabalhos experimentais previstos para o desenvolvimento e ensaio de ligações entre módulos.

IPL-ESTG, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão

João Veludo (JV), professor adjunto e investigador especialista em betão armado e reforço de fundações. Tem por isso papel relevante, entre outras, nas tarefas relativas ao desenvolvimento do processo construtivo, em particular dos trabalhos preparatórios e de fundação das cascas.

Paulo Fernandes (PF), professor coordenador e investigador sénior especialista nos domínios das estruturas de betão armado pré-fabricadas e dos betões UHPC. Face à relevante experiência que o seu currículo atesta tem uma participação importante nas tarefas referentes à pré-fabricação e desenvolvimento material.

Hugo Rodrigues (HR), docente com a categoria de Professor Adjunto, é investigador especialista em engenharia sísmica. A sua colaboração é relevante nas tarefas relativas à análise estrutural com especial releva na análise sísmica e ao desenvolvimento de ligações que deverão exibir bom desempenho sob ações horizontais dinâmicas.

Nuno Martinho (NM), professor adjunto no Departamento de Engenharia Mecânica é investigador especialista na área da Aerodinâmica. A sua especialização é fundamental ao desenvolvimento nas tarefas relativas à determinação da forma e análise aerodinâmica das cascas.

Consórcio

SPRAL, Sociedade de Pré-Esforçados de Aveiro, Lda.
IST-UL, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
FCT-UNL, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa
FCT-UC, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
ISEC-IPC, Instituto Sup. de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra
IPL-ESTG, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Parceiro

LNEC